Segunda Roda de Conversa debate gênero e diversidade sexual
Segunda-feira, 21 de julho de 2014
Última modificação: Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Você sabe a diferença entre feminilização, feminização e femeanismo? E entre discriminação manifesta, discriminação encoberta e autodiscriminação? Esses e outros termos vão estar em debate nesta segunda e terça, 21 e 22, a partir das 15h30, durante a 2ª Roda de Conversa do Núcleo sobre Estudos de Gênero e Diversidades (NEGED) do CEFET-MG.
Com o tema “Discutindo conceitos sobre gênero e diversidade sexual”, a Roda de Conversa é a oportunidade de alunos, professores e servidores aprenderem um pouco mais sobre questões referentes às relações de gênero como construção social. Na segunda-feira, a Roda será no Câmpus II, na praça em frente ao prédio 12. Já na terça-feira, o bate-papo será no Câmpus I, no bosque, próximo ao prédio administrativo. Em breve, essas e outras atividades do Núcleo também serão realizadas nas Unidades do interior.
Segundo a profa. Silvani Valentim, Coordenadora-Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID) da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC), as instituições escolares, por sua natureza educativa e função social de formar cidadãos e cidadãs, precisam debater o conceito de gênero constantemente, de modo a possibilitar a equidade nas relações entre homens e mulheres, uma educação não-sexista e a inclusão social e educacional.
Durante a 2ª Roda de Conversa, será lançado o Informativo do NEGED, com glossário de conceitos sobre gênero e diversidade sexual e outras informações sobre as atividades e os objetivos do Núcleo.
A primeira edição da Roda de Conversa foi realizada no primeiro semestre de 2014 com o tema “Gênero e diversidade sexual no ensino técnico e tecnológico”.
O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Diversidades (NEGED), integra a Coordenação Geral de Relações Étnico-Raciais, Inclusão e Diversidades (CGRID) da Diretoria de Extensão e Desenvolvimento Comunitário (DEDC) do CEFET-MG. Entre seus objetivos, está “promover o diálogo sobre gênero e diversidades por meio da organização de atividades no âmbito do ensino, pesquisa e extensão”.
Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG