MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Visibilidade LGBT+ é tema de Sexta Cultural em Divinópolis

Segunda-feira, 16 de outubro de 2017
Última modificação: Segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Apresentações culturais, performance dramática, recital de poemas, leitura de contos e muita música foram algumas das atividades realizadas durante a Sexta Cultural no campus Divinópolis, evento que acontece nas últimas sextas-feiras de cada mês.

Com o tema Visibilidade LGBT+ e com o slogan“Porque uma escola de excelência não combina com intolerância”, as atividades realizadas no último dia 29 de setembro tiveram com objeto chamar a atenção dos membros das comunidades acadêmica e externa para as necessidades de reconhecimento e legitimidade da população LGBT e para a importância do respeito às diferenças.

Yamê Aram canta Now we are free, tema do filme Gladiador. Crédito da Imagem: Cris GuimarãesYamê Aram canta Now we are free, tema do filme Gladiador. Crédito da Imagem: Cris Guimarães

Segundo o coordenador da Sexta Cultural, professor Rodrigo Alves, a iniciativa de discutir a temática partiu dos próprios alunos, tanto dos os cursos técnicos, quanto os da graduação. Durante as apresentações, foram destacados dados oficiais relacionados aos crimes de LGBTfobia, como o caso de Dandara, travesti cruelmente assassinada no início do ano, e discutida a importância do respeito à diversidade de gênero.

A programação contou com a participação da amazonense Yamê Aram, cantora trans que, voluntariamente, se candidatou para participar da Sexta Cultural. Além da artista, houve performance dramática de estudantes de Moda de uma universidade local, bem como apresentações musicais de diversos alunos dos cursos do CEFET-MG em Divinópolis, como a do estudante Atila Fernandes, do técnico em Informática, que apresentou performance da música “Born This Way”, da cantora Lady Gaga. O evento todo foi sonorizado por um grupo de DJs, “Double Two”, do terceiro ano de Informática do campus.

O evento foi transmitido ao vivo com o apoio do aluno Anthony Rabelo, também de Informática, que avaliou a importância de tratar de assuntos como esse. “O CEFET Divinópolis, por sua liderança na comunidade escolar da região e por seu arejamento em relação ao respeito e à diferença, estava em débito com a realização de um evento que chamasse a sociedade à reflexão sobre esse tema. Agora, essa lacuna foi sanada e de forma muito bem-sucedida”, completou.

Sexta Cultural

A Sexta Cultural consiste em apresentações culturais diversas – da música ao teatro, passando pela poesia e pela contação de histórias – que acontecem durante uma hora, no final da manhã (das 11h30 às 12h30) da última sexta-feira de cada mês, entre os meses de abril de novembro. O evento reúne alunos, professores, servidores e colaboradores do campus Divinópolis do CEFET-MG e moradores da cidade e da região.

reproduzido de: Secretaria de Comunicaçãos Social/CEFET-MG, com informações da Assessoria de Comunicação do campus Divinópolis