Beleza e liberdade são discutidas em evento de alunos em Nepomuceno
Sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Última modificação: Terça-feira, 12 de dezembro de 2017
Motivada pelo mês que marca a luta pelos direitos da mulher e reflexões sobre relações de gênero e violência, a Comissão Permanente de Arte e Cultura da Unidade Contagem organizou a segunda edição da Semana da Luta Internacional da Mulher. Neste ano, foram promovidas algumas atividades como sensibilização da comunidade com o símbolo (laço roxo na lapela) da campanha da Greve Internacional de Mulheres com a distribuição de fitas roxas e alfinetes; intervenções informativas sobre sexismo por meio de confecção de mural com dados atualizados sobre as violências contra as mulheres; intervenções poéticas de alunas durante os intervalos de aula e a exibição e o debate do filme “As sufragistas” (2015) que narra a história da luta feminina pelo voto. As atividades foram desenvolvidas em parceria com o Grêmio Estudantil e a comunidade de Contagem.
Questões como “o que é o belo?” estão sendo pautadas nas discussões do evento
“Como alguns cursos da Instituição ainda são ocupados majoritariamente por homens, consideramos fundamental construir um ambiente mais atento para questões de gênero, respeitoso e igualitário. O evento tem um caráter pedagógico na medida em que promove uma discussão importante e, ao mesmo tempo, delicada, de forma lúdica e participativa”, explica o presidente da Comissão, André Leão.
A Comissão, instituída em 2014, conta atualmente conta com sete integrantes técnicos administrativos e professores da Unidade. “A Comissão entende que arte e cultura são indissociáveis da formação plena de alunas e alunos e para isso desenvolve ao longo do ano letivo visitas técnicas a patrimônios culturais e atividades de formação como intervenções artísticas e debates”, afirma André.
Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG