MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Estacionamento do campus I passará por obras de acessibilidade

Sexta-feira, 23 de junho de 2017
Última modificação: Terça-feira, 12 de dezembro de 2017

campus I do CEFET-MG passará em breve por obras para melhorar a acessibilidade dos seus espaços. O esforço é parte de um conjunto de mudanças realizadas nos diversos campi da Instituição, que buscam melhorar o acesso de pessoas com deficiência aos prédios e demais espaços das Unidades. As mudanças no campus I buscam criar um arruamento acessível em direção ao prédio escolar e prédio administrativo, além de permitir o acesso à área de convivência.

Segundo o diretor geral do CEFET-MG, professor Flávio Santos, “a obra vai resultar em importantes melhorias no acesso, circulação, iluminação, dentre outros, requalificando o campus I”. O superintendente de Infraestrutura, Breno Guimarães, explica que o valor total da obra será de R$1,2 milhão. “Ela consiste na requalificação da área de entrada do campus I, de todo o estacionamento e área de convivência (bosquinho)”, detalha. Segundo Breno, será discutido com a empresa a necessidade da interdição parcial ou completa do estacionamento para as modificações. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o início do próximo ano. De acordo com o professor Flávio Santos, o CEFET-MG está em negociação com o Ministério Público Estadual para empréstimo de um terreno próximo à portaria principal, que será usado como estacionamento durante as obras.

Para a coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do CEFET-MG (Napne), professora Adriana Venuto, as obras são fundamentais. “As mudanças são essenciais para a autonomia de pessoas com mobilidade reduzida, cegas ou que possuam baixa visão. Se não tivermos adaptações arquitetônicas, elas viram deficientes, algo que não são”. Adriana conta que foi realizado um mapeamento das mudanças a serem realizadas na infraestrutura do CEFET-MG e que espera que este seja mais um passo para tornar a Instituição mais adequada a pessoas com deficiência.

Interior

Estas não são as únicas modificações realizadas pelo CEFET-MG em sua acessibilidade. Em fevereiro a Unidade Timóteo finalizou as obras de seu Bloco A, que recebeu reforços em sua estrutura e a instalação de um elevador.

Estão previstas também plataformas de acessibilidade nas Unidades Araxá e Leopoldina. Em ambos os casos, as obras foram licitadas e aguardam a assinatura do contrato, com previsão de três meses para conclusão.

Secretaria de Comunicação Social / CEFET-MG